Saltar para: Post [1], Comentar [2], Pesquisa e Arquivos [3]

Oh captain! My captain!

" But only in their dreams can men be truly free. 'Twas always thus, and always thus will be."

Oh captain! My captain!

" But only in their dreams can men be truly free. 'Twas always thus, and always thus will be."

Sab | 26.03.16

9. Livro hilariante

O livro que representa esta categoria é, sem sombra de dúvida, o Quem me dera ter um filho de Sinéad Moriarty. Já perdi a conta às vezes que o li, porque é aquele livro que temos sempre na mesinha de cabeceira, pronto a desfolhar caso nos apeteça rir um bocado e desanuviar. Não é um livro digno de um prémio Nobel, mas ainda bem que não o é. Assim como é maravilhoso ler um clássico, que mói e nos exige tempo, concentração, também é delicioso ler uma boa comédia, leve, saborosa, que nos permita relaxar e não pensar muito.

Este livro é isso mesmo: uma comédia do início ao fim. Retrata a história de Emma, uma mulher que tenta, a todo o custo, engravidar e que, para tal, recorre a tudo que possam e não possam imaginar! Arrasta o desgraçado do seu marido, James, que lhe atura todos os desejos, medos, ansiedades e inquietações. Ainda que aborde um tema sensível, que é a infertilidade, fá-lo de uma forma descontraída e até realista, porque nos faz embarcar nesta viagem alucinante que é a de tentar ter um bebé. Que, para uns, é tão fácil (como para a cunhada de Emma, que parece uma máquina de fazer filhos) e, para outros, um enorme desafio, que põe à prova a capacidade de resiliência de uma mulher.

No meio de tantas gargalhadas, há sempre espaço para sentirmos empatia por Emma. Mesmo nos mais profundos e dramáticos devaneios, nas maiores loucuras, conseguimos compreender o que a move, a razão dos seus pensamentos e sentimentos. E, inevitavelmente, ficamos a torcer para que cada plano mirabolante por si inventado dê no tal tão esperado resultado positivo.

O final é, a meu ver, muito bem construído. Não vou aprofundar muito, porque odeio spoilers e não quero ser uma, mas posso dizer-vos que o final, assim como todo o livro, é escrito com uma dose de realismo q.b., onde tanto podemos objectivar as questões abordadas, como sonhar e criar ilusões.

Se gostam deste tipo de leitura, mais suave e vibrante, força, leiam porque não se vão arrepender! É a leitura de praia ideal! Se gostam da temática que o livro aborda ou até se estão a viver a mesma situação, não se apoquentem, leiam! Vão sentir-se compreendidas, vão ver-se refletidas em palavras. E vão, garantidamente, rir-se muito :)

Comentar:

Se preenchido, o e-mail é usado apenas para notificação de respostas.

Este blog tem comentários moderados.